CEM ANOS DE SINDICALISMO MUSICAL EM SÃO PAULO:

O Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado de São Paulo – Sindmussp, teve a sua história iniciada em 1º. de março de 1913, através do CENTRO MUSICAL DE SÃO PAULO.

A entidade criada por iniciativa do maestro Savino De Benedictis, manteve-se atuante durante quase cinqüenta anos. E atuando com sucesso, mesmo diante dos percalços que o país e o mundo enfrentaram nesse período. Mais que isso: frente a todas as mudanças que se deram no país, em relação aos trabalhadores, pôde continuar, através do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo. Mesmo não tendo o mesmo perfil das associações de classe da época, contribui muito para a organização dos trabalhadores músicos, inclusive fazendo uma greve em 1° de Abril de 1913.

No início nos anos 1930, os músicos criam aquele que seria o embrião do Sindmussp, o Sindicato Musical de São Paulo, que entre os seus fundadores encontrava-se Constantino Milano Netto, que seria cassado pela ditadura militar. Mas, foi somente em 27/11/1941 que o Sindmussp teve o seu reconhecimento como entidade sindical pelo Ministério do Trabalho, sendo assim o legitimo representante de todos os músicos profissionais do Estado de São Paulo.

A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE MÚSICO:

Ter uma profissão regulamentada é uma conquista.

Em 22/12/1960, o Presidente da República, Juscelino Kubitscheck, sancionou a Lei 3857/60, essa lei foi fruto das lutas de muitos músicos, entre eles o Maestro José Siqueira Neto. Antes da lei os músicos eram vistos e tratados pela elite como marginais bastava portar um violão que já era taxado de malandro e a polícia sempre enquadrava-os na lei de vadiagem, o músico para poder exercer sua profissão tinha que pedir uma permissão que era assinada por um delegado de polícia, mesmo documento dado as prostitutas daquela época.

Mas a Lei que deveria ser usada para garantir nossos direitos, para nos dar respeito e dignidade na nossa profissão não teve tempo de dar isso aos músicos, pois com pouco tempo de existência a ditadura tratou de calar nossas vozes e nossos instrumentos, colocando interventores na direção dos Sindicatos.

A ERA NEGRA DO SINDMUSSP:

A DITADURA INTERVÉM NO SINDICATO:

Em 1964 a Ditadura Militar interviu duramente no Sindmussp, destituindo o presidente eleito Constantino Milano Netto, acusando-o de ser comunista, e com isso, a instituição entrou num estado de degradação e sucateamento e a continuidade das gestões dos interventores no Sindmussp, até pouco tempo atrás, com sua visão arrogante, a truculência e a prepotência levou-nos a um processo de desintegração e desarticulação política da categoria. O efeito disso foi chegarmos ao fundo do poço, com a perda do respeito dos músicos, da sociedade e das autoridades.

A RETOMADA DO SINDMUSSP:

Desde a retomada em 2013, pela diretoria comandada por Gerson Ferreira Tajes (Alemão), o Sindmussp se empenha a cada dia para oferecer o melhor à categoria, com um sindicalismo moderno e democrático. Na gestão atual do Presidente Adelmo Ribeiro e a nova diretoria eleita foram retomadas as negociações de acordo coletivo de trabalho junto aos sindicatos patronais, implantação e melhoria dos benefícios, acompanhando as mudanças socioeconômicas e políticas do País, sempre na defesa dos músicos, o que prova sua credibilidade perante a categoria.

A capacitação profissional também é uma prioridade constante do Sindmussp, por isso realizamos workshops de altíssima qualidade, como na Oficina de Música onde os cursos são ministrados por professores altamente capacitados e reconhecidos na classe musical. Sempre procuramos realizar eventos e cursos que estimulem o desenvolvimento profissional, cultural, ambiental e político dos trabalhadores músicos.